O restaurante Nordeste à Mesa, localizado no Brooklin (SP), mantém acesa a tradição da abstinência de carne na Semana Santa e traz variações de pratos típicos do sertão nas versões veganas e vegetarianas.

O Brasil, por primazia, é o maior país católico do mundo, com 61% da população professando a religião.
No calendário anual, a Semana Santa — que neste ano se iniciou em 24 de março (Domingo de Ramos) — é o período em que os fiéis lembram o sacrifício e morte de Jesus Cristo e celebram sua ressurreição.
Tradicionalmente, nessa semana evita-se o consumo de carne, prática que remonta à Idade Média, em respeito ao sangue divino derramado na cruz. Assim, o peixe, especialmente o bacalhau, tornou-se o protagonista das mesas durante este período.
Pensando nesse cenário, o Nordeste à Mesa oferece um cardápio diferenciado, sem carne, mas sem perder o toque e o tempero nordestino.
“Existe um mito de que toda comida nordestina para ser saborosa precisa ter excesso de calorias. Em nosso cardápio provamos que é possível manter a tradição e ainda satisfazer quem não consome carne”, afirma o chef Francisco de Souza, idealizador do restaurante fundado em 2008.
Opções do cardápio especial
Baião Vegano: arroz, feijão de corda, banana da terra, mandioca e abóbora.
Baião do Litoral: arroz, feijão de corda, queijo coalho e tilápia grelhada.
(A tilápia, abundante no Nordeste, é rica em minerais e vitaminas, fortalecendo corpo e mente.)
Os vegetarianos consomem leite e ovos, já os veganos não consomem nenhum produto de origem animal.
Com essas opções saudáveis e cheias de sabor, o restaurante convida todos a experimentar uma nova forma de se alimentar durante a Semana Santa — e quem sabe, durante todo o ano.
Fonte: Michel Castilhos
